Alimente seus músculos

Atualmente, o ganho de massa muscular ou hipertrofia muscular é um tema muito discutido, que tem ganho a atenção dos praticantes de musculação, e sabemos que a  alimentação pode ser o grande aliado nesse processo. Mas como isso funciona?

atleta

O fato é que o que você come antes e depois dos seus treinos de musculação podem fazer a diferença no tamanho dos seus músculos. Sem dúvida, todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta ou esportista são importantes, mas aqui vamos discutir a alimentação em dois momentos cruciais para o praticante de musculação: antes e após o treinamento.

Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que o mantenha em estado anabólico durante o exercício, além de proporcionar um ótimo rendimento. Já, após o treino, o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício, mas, na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso. O estresse causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais, provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer a hipertrofia, essas microlesões devem ser adequadamente reparadas num patamar superior ao anterior. Portanto, a fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular. Se o indivíduo não estiver completamente recuperado, a musculatura responderá de maneira negativa, dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo, o descanso e uma ótima nutrição são fatores cruciais.

Ou seja, além do treino prescrito por um profissional de educação física, o descanso adequado e um plano alimentar individualizado serão seus principais aliados no processo de ganho de massa. É importante saber, no entanto, que montar um plano alimentar que de fato te ajude na hipertrofia muscular não é algo simples e deve ser feito por um profissional especializado que vai adequá-lo as suas necessidades individuais e específicas.

_

Post feito pela nossa nutricionista Artenia Alencar. CRN6/ 12236